segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1000 visitas !

Nosso blog já tem mais de 1000 visitas, fico muito contente pelo movimento que esta melhorando, Para não deixar o momento passar em branco, estou anunciando uma nova parceria com do projeto Pinguino:
Mas afinal, o que é esse tal Pinguino?

O Pinguino é uma solução de hardware e software baseado nos microcontroladores Microchip onde atraves de uma IDE (Ambiente integrado de desenvolvimento) qualquer pessoa com poucos conhecimentos de programação pode via USB fazer um programa num microcontrolador para que este possa controlar algum circuito eletronico como por exemplo uma ferrovia. Infelizmente ainda nao tem versão em portugues da documentacao e ou da IDE, mas isso estamos providenciando, vou traduzir e comercializar o hardware no Brasil para permitir que todos possam ter sua placa controladora de ferrovia.

O Nome pinguino é um nome bem similar ao nome Arduino, que é um projeto similar bastante popular no mundo dos microcontroladores, o pinguino é bem simples de se montar e será bem facil de utilizar. Aguardem novas noticias!

Para quem quiser conhecer o projeto Pinguino, visite o site abaixo:

http://www.hackinglab.org/pinguino/index_pinguino.html
ou este site com tutoriais de montagem e uso para windows e linux:
http://sites.google.com/site/pinguinotutorial/home

domingo, 30 de agosto de 2009

Meu HD Clock


Meu HD Clock
Upload feito originalmente por Wagner de Queiroz

Após muito tempo sem postar resolvi mostrar algo inusitado com um velho disco rígido perdido em casa. No lugar do motor dos discos um despertador de R1,99 que da um toque high tech. Os braços de leitura do Disco Rígido vão se mover num tic tac infernal, Essa parte esta na gaveta a algum tempo e deve sair uma hora ou outra.

domingo, 21 de junho de 2009

Até que enfim, chegou o grande dia de aprender J2ME


Aprendendo J2ME
Upload feito originalmente por Wagner de Queiroz

Numa gelada manhã de sabado (11 graus centigrados na Av Paulista as 8 da manhã) um novo ciclo se iniciou, aprendi neste dia a criar jogos J2ME num evento da Tempo Real com Ricardo R. Lecheta, autor do livro de Android. Este mesmo autor tem um treinamento na tempo real de Android, mas como eu nao tenho um celular com android, a ideia é aprender J2ME mesmo.

Foi um dia dificil, pois meu conhecimento de Java nao é maduro o suficiente para poder fazer alguma coisa útil, mas acredito que logo estarei fazendo o celular falar com os trens via Bluetooth em breve, pois agora terei subsidios para aprender a JSP82


sábado, 13 de junho de 2009

Contando os segundos para usar o bluetooth

Contando os segundos...










O modulo bluetooth que comprei chegou após muita tormenta. o módulo é limitado e não pode ser servidor, mas pra comecar ta bom.

No proximo fim de semana terei um evento J2ME para ir, odne aprenderei a desenvolver aplicações para celulares. é um curso de apenas um dia ministrado pela TempoReal em SP.

depois deste treinamento, poderei estudar a JSP81 e aprender como fazer o celular falar pelo bluetooth, fazendo isso, o primeiro passo para fazer a locomotiva ser controlada pelo celular ou computador de forma sem fio e sem complicação poderá se tornar realidade.

Não vou informar onde comprei este módulo, pois ele é bem caro, limitado e apenas 3.3v mas estou vendo um outro fornecedor que poderá me fornecer uma unidade mais poderosa.

sábado, 9 de maio de 2009

500 Visitas!

Chegamos a marca de 500 visitas, pode não parecer muito, mas para quem nunca fez um blog é uma marca importante.

Ando tendo muitos problemas ultimamente com o trabalho, praticamente nao tenho tempo para rodar trens, mas por outro lado as pesquisas sobre operar a maquete por um microcontrolador nao foi esquecido e surgiram novas possibilidades para o DCC de pobre que vai operar igual a forma original da maquete, de forma simples e mais barata que colocar decodificador nos trens, podendo ser instalado a qualquer instante de forma menos invasiva possivel.

Chegou a poucos dias módulos bluetooth e estou esperando chegar modulos bluetooth mais poderosos, a ideia paralela é poder controlar a maquete por qualquer celular com bluetooth de forma nao muito custosa parece algo muito mais acessivel agora. A ideia original era controlar a maquete pelo computador via USB, mas se eu posso via computador controlar a maquete, pq nao usar um celular que algo mais portável? O controlador funcionará conforme o diagrama abaixo. Por um computador ligado a USB ou via bluetooth, e celulares e PDA via bluetooth, será possivel controlar a maquete.









Este controlador poderá ser ligado a um barramento I2C que poderá controlar modulos escravos especializados em sinais de ferrovia, dois ou mais trens simultaneos, desvios AMV entre outros periféricos interessantes.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Nova comunidade de Ferreomodelismo no ar!

O Leandro Gouveia criou uma comunidade muito bacana de ferreomodelismo que pode ser vista no site abaixo:

http://ferreomodelismosemfrescura.ning.com/

É um grande prazer de fazer parte desta comunidade.

Mais noticias:



Desculpe a demora nas postagens, ando bastante ocupado com muitos projetos ultimamente. Nos últimos dias recebi alguns comentários sobre o controlador de locomotivas que está no histórico deste blog e pode ser baixado do endereço abaixo:

http://www.4shared.com/file/80470261/897744b8/CtrlLocomotiva.html

Muitos que fizeram o circuito agradeceram pela ideia de fazer um controlador com poucos componentes que realmente funciona!

Algumas pessoas ainda estão com dificuldade na chave H-H.

A chave H-H é uma chave para reverter a tensão da linha, por isso quando usamos a chave H-H, ela reverte a direção do trem. Uma coisa um tanto obvia que muita gente se esquece, é que TODA a corrente que vai para a linha, passará pela chave H, ou seja, verifique se a chave H-H suporta a corrente que será usada na linha. É facil calcular:

Cada locomotiva frateschi consome 250mA a 12V. Isso significa que 4 locomotivas vao consumir 1A (Um ampere). Os dois fios que saem do conjunto do LM317 vao no centro da chave H-H. depois o fio que vai para a linha é ligado nas pontas da chave e invertidas ao chegar ao outro lado. Olhe atentamente ao esquema de ligacao no pdf.

Uma dúvida persistente é sobre o radiador de calor do LM317. O LM317 NECESSITA de um radiador de calor para trabalhar, pois a corrente que passa por ele é alta, pois é a corrente que vai para a linha. Se tivermos 4 locomotivas o LM317 vai dissipar 1A de corrente, ele vai esquentar e parar de trabalhar (pois tem protecao contra superaquecimento) se nao tiver um radiador de calor decente. Voce nao precisa colocar um cooler de CPU, pode retirar de fonte velha de alimentacao que esteja jogada por ai que funciona.

Caso o potenciometro gire ao contrário para acelerar, nao se desespere, basta inverter as ligacoes do potenciometro, em vez de ligar os terminais 3 com 2(o do meio) ligue 1 com o 2. e o potenciometro vai funcionar do lado correto.

Um último conselho: Verifique sempre as ligações conforme o diagrama do pdf. Obtive relatos de pessoas que nao verificaram as ligacoes e tiveram dores de cabeça com o circuito que nao funcionava pq tinha ligacoes nao feitas ou ligadas errada.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Depois de uma longa pausa para descanso, estou cuidando de uns projetos eletronicos para ferreomodelismo e por estar bastante atarefado esta um pouco dificil postar por algum tempo.

Algumas pessoas vem sentindo minha falta no blog por isso após terminar algumas árvores de fio, resolvi fazer uma montagem.


Clique na imagem acima para visitar as outras fotos no flickr desta montagem e outras coisas mais

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tecnicas salvadoras para fotografar maquetes

Estava eu preparando um tutorial basico para fotografar maquetes de trens com alguns amigos que são fotografos profissionais para enriquecer a experiencia de todos, mas navegando na internet encontrei um link bastante interessante com estas técnicas.

O link abaixo é para um site onde temos técnicas que qualquer pessoa pode usar para fotografar maquetes de trens.

http://sites.google.com/site/railphotog/

Em resumo existem algumas leis:

- Proibido usar Flash em fotos macro.
- Na falta de tripé, apóie a camera em alguma superficie estavel, e use o timer da camera
- Um refletor pode ser uma chapa branca de isopor ou folha de aluminio
- Nunca use o Zoom Digital.

O White Balance da camera digital é muito útil para corrigir problemas de cor dos modelos ou fazer efeitos interessantes.

O link foi encontrado neste endereço:

http://barchester.webs.com/articlesdownloads.htm

Agora estou montando um tutorial para fazer velocimetro analogico de locomotiva para seu controlador predileto. Logo teremos noticias

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sugestão de link

Ola pessoal, peço desculpas por não postar por quase uma semana, estive bastante ocupado em alguns problemas paralelos, mas agora vamos ao que interessa.

O link abaixo é de um site muito interessante sobre trens, ferrovias, ferreomodelismo, etc.

http://br.geocities.com/frcavalcanti/

Abaixo a area de maquetes com técnicas interessantes para voce fazer em sua maquete:

http://vfco.brazilia.jor.br/maquetes.htm

Muitos novatos como eu nao conhecem este site que tem muita informação, incluindo plantas de locomotivas e alguns vagoes, fora historias interessantes.

Estou preparando material de eletronica para as proximas postagens, até breve!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Testando o Lastro com trafego intenso



Testando o módulo com o lastro com trafego intenso. Teste Ok. nao esta muito bonito para fotos, mas um dia melhora.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Etapa de lastro.

O fim de semana foi um pouco conturbado, mas a etapa de lastro comecou.

A maquete comecou a receber o lastro das linhas. O primeiro módulo esta quase pronto. Abaixo temos algumas fotos feita as pressas do lastro pronto.




Temos tambem


O parafuso marca a posicao de um Sinaleiro Anão para chave.

A técnica para aplicar o lastro foi baseada no video abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=QoYbudt945E



sábado, 24 de janeiro de 2009

Árvores de fio

Baseado na técnica descrita noutra postagem deste blog, resolvi fazer umas arvores para testar, o resultado disso esta abaixo:



A técnica é bem simples:

Pegue um fio de cobre flexivel de aproximadamente 1,5mm de sessão ou se nao tiver pode associar alguns ou remover fios para chegar numa espessura interessante.



Corte com aproximadamente 7 cm de comprimento e torça a base do fio para o tronco. Com mais ou menos 2 a 3cm separe dois lados e temos uma forquilha do tronco. Agora torça cada um deles um comprimento qualquer para os galhos, repita a técnica da divisão para fazer mais galhos.

A base do tronco voce pode separar uns fios para os lados para simular raiz.

agora é só cortar a árvore com a altura que necessita. Uma locomotiva com trilho tem uma altura aproximada de até 7 cm. dependendo da árvore, ela pode ou não ficar mais alta que uma locomotiva, depende do tipo de árvore.

Agora voce pode pintar o tronco. No meu caso, com corante preto para tinta misturado com cola branca e água para dar volume, pincelei por todo o tronco para cobrir os fios de cobre, depois de seco, umas pinceladas de guache escolar que tinha a mão na cor marrom deu o toque final ao tronco. O guache nao pega direito nesta mistura, por isso foram necessarias varias camadas de guache. A vantagem disso é a cara de casca de árvore.

Com o tronco pronto é hora das folhas. No exemplo da foto acima, temos um pedaço de espuma que achei numas andanças por ai. nada grande, mal deu para a árvore. Mergulhei a espuma num copo com água e corante verde Xadrez por alguns minutos, torça para tirar a água e tinta e deixe secar. depois de seco é só fazer um furo para inserir a espuma no tronco e coloque no tronco usando cola branca para segurar a espuma.

Depois disso umas pinceladas de tinta amarela dao o toque final ao conjunto. As folhas estao meio estranhas, mas na falta de algo melhor no momento ...



Alguns visitantes perguntam de onde vem tanta inspiração para a maquete, eu digo isso em outro blog que esta no Link abaixo:

http://cartelcaipira.ning.com/profiles/blogs/estilo-shelf-layout-de

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Controlador de Locomotivas com poucos componentes

Todo iniciante da área de ferreomodelismo precisa rodar seus trens, se voce é como eu, um Brasileiro que esta sempre com o bolso vazio e gastou demais comprando trem e trilhos, voce nao precisa comprar um controlador frateschi para começar a rodar seus trens. Voce pode construir um controlador bem simples que usa poucos componentes e alem de muito barato pode ser tambem seu segundo ou terceiro controlador para controlar outras linhas de sua maquete quando receber visitas inesperadas. Voce só precisa de uma fonte que forneca no minimo 12V e pode até usar uma fonte de PC para alimentar sua maquete, embora uma fonte de PC forneca muitos amperes para seu circuito e pode ser perigoso.

O link para o PDF esta abaixo:

http://www.4shared.com/file/80470261/897744b8/CtrlLocomotiva.html


Para os iniciados em Eletronica, o circuito é baseado num regulador de tensão chamado LM317 que é bem popular em fontes de alimentação. Com o potenciometro voce pode aumentar e diminuir a saida de tensão para a linha que chega até 12V.

O LM317 pode entregar até 1,5A, como cada Locomotiva Frateschi é cotada para 12V e 250mA de corrente, podemos com 1,5A controlar até 6 locomotivas por controlador, contanto que sua fonte de alimentação possa fornecer acima de 1,5A de corrente.
E assim começa a experiencia...

Será que o mato passou no teste? Bem, o mato foi fixado com sucesso usando um furo de prego na madeira, A foto acima tem o teste do mato com um trilho velho e uma amostra do Lastro de areia de aquario Branca misturada com toner. Note que temos ao lado um tronco feito com fio elétrico. Ainda nao tive tempo de terminar este tronco e nao sei como e nem com o que vou pintar este tronco, isso vai ficar para depois.

Será que este mato esta muito alto? Vejamos agora com um vagão montado as pressas de qualquer maneira para ver se passa no teste de altura:



Bom, quanto a altura tudo bem, No proximo capitulo vamos ver a árvore

O qe fazer? Como fazer? Ideias para o Futuro

Estou a alguns dias brigando com o lastro dos trilhos, fui informado que a areia de aquario é uma boa pedida por estar na escala, entretanto na regiao atrazada onde moro só achei areia branca que acabou nao ficando uma boa ideia, como o bolso esta curto resolvi improvisar tentando pintar esta areia de um cinza mais escuro, como nao tenho tinta a ideia foi misturar o pó de toner de impressora usado com a areia para escurece-la. Voilá! Lastro instantaneo saindo, entretanto o pó de toner nao fixa na areia, basta apenas derramar a areia de uma altura grande e veremos no chão areia branquinha novamente, para piorar para colar a areia no tablado a mistura de cola com água tira o toner da areia deixando-a branca novamente. O resultado podemos ver abaixo:

Tive a brilhante ideia de colar assim mesmo a areia branca na madeira e depois da cola estar aplicada, derramar por cima uma nova camada de areia branca misturada com toner para ver se a brincadeira da certo, pelo que parece o resultado melhrou um pouco,
Noite passada um amigo me sugeriu comprar pó de brita para aplicar, mas vai ser dificil comprar um unico palito de dente até o fim do mês. Vamos fazer mais experiências para ter exito.

Enquanto isso...


O Natal ja passou e aquela decoração natalina que nao tem mais função me deu uma ideia interessante, aquele pisca pisca natalino que perdeu uma lampada e deixou de funcionar ou esta cheio de remendos me deu uma ideia de fazer postes de iluminação para a maquete. O problema é que as lampadas sao muito grandes, mas acho que uma serra poderá fazer algum efeito interessante. Todo mundo fala para eu usar Led, leds eu tenho aos montes em casa tambem, mas tem um pequeno incoveniente O Led Branco tem uma luz meio palida e a lampada incandecente uma luz alaranjada como a dos piscas natalinos. Cada lampada do pisca é uma lampada de 1 a 2volts de tensão de uso e sao ligadas em série. Se voce tem uma fonte de 12V pode ligar 12 destas lampadas e terá iluminação interessante. Veja um teste com uma bateria de 9V alimentando algumas lampadas:

Ao fundo da foto temos festões que sobraram tambem. Note que nesta foto parece mesmo com mato. Vou pregar eles numa madeira para ver como se comporta como mato, nao esquecendo de cortar com uma altura de 2 a 3cm. e as sobras vou recortar e encher um potinho para ver se presta como folhagem de árvores. O resultado desta brincadeira veremos em breve.

E por falar em Árvores ...



Este tutorial para arvore de fio eletrico é bem interessante:

http://www.one-ring.co.uk/phpBB2/kb.php?mode=article&k=174

Existe este outro link tambem. As técnicas são proximas, muda o material

http://wargamesterrain.50webs.com/tutorials4a.html

E temos este aqui tambem:

http://almada21.no.sapo.pt/artigos/tec_terreno.htm

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nova Maquete Pronta!

Uma semana se passou e um novo fim de semana chegou. Este fim de semana foi feita a instalacao da maquete em sua posição final. Após pregar as tabuas na parede é hora de mostrar o resultado da montagem feita uma semana antes. Esta prateleira tem 3 metros de comprimento por apenas 20 cm de largura. Abaixo temos as imagens da maquete em operação basica:

FerreoModelismo - Montagem da Maquete


Partindo para um Novo Mundo


Um sábado sem aborrecimentos e sem encrencas no ar, momento perfeito para se iniciar uma maquete, Tres tabuas de compensado, umas folhas de EVA Cinza, Trilhos, Cola e muita vontade são os ingredientes perfeitos para tal empreitada.

Começamos com a montagem da chapa do AMV, colando e pregando os trilhos para ter uma base das linhas. Depois disso, fazemos a montagem da tabua central onde teremos duas linhas e no fim replicar a montagem da tabua do AMV invertido. Agora falta testar as linhas para nao ter descarrilamentos. Após o teste concluido, e o dia terminado, vamos esperar o proximo capitulo.