quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Controlador de Locomotivas com poucos componentes

Todo iniciante da área de ferreomodelismo precisa rodar seus trens, se voce é como eu, um Brasileiro que esta sempre com o bolso vazio e gastou demais comprando trem e trilhos, voce nao precisa comprar um controlador frateschi para começar a rodar seus trens. Voce pode construir um controlador bem simples que usa poucos componentes e alem de muito barato pode ser tambem seu segundo ou terceiro controlador para controlar outras linhas de sua maquete quando receber visitas inesperadas. Voce só precisa de uma fonte que forneca no minimo 12V e pode até usar uma fonte de PC para alimentar sua maquete, embora uma fonte de PC forneca muitos amperes para seu circuito e pode ser perigoso.

O link para o PDF esta abaixo:

http://www.4shared.com/file/80470261/897744b8/CtrlLocomotiva.html


Para os iniciados em Eletronica, o circuito é baseado num regulador de tensão chamado LM317 que é bem popular em fontes de alimentação. Com o potenciometro voce pode aumentar e diminuir a saida de tensão para a linha que chega até 12V.

O LM317 pode entregar até 1,5A, como cada Locomotiva Frateschi é cotada para 12V e 250mA de corrente, podemos com 1,5A controlar até 6 locomotivas por controlador, contanto que sua fonte de alimentação possa fornecer acima de 1,5A de corrente.

Um comentário:

  1. Ola Tio Peroba, estou tentando baixar o arquivo em pdf para montar o controlador de locomotivas, mas , não está dando, voce teria como passar o arquivo para o meu gmail?

    ResponderExcluir