segunda-feira, 30 de março de 2009

Nova comunidade de Ferreomodelismo no ar!

O Leandro Gouveia criou uma comunidade muito bacana de ferreomodelismo que pode ser vista no site abaixo:

http://ferreomodelismosemfrescura.ning.com/

É um grande prazer de fazer parte desta comunidade.

Mais noticias:



Desculpe a demora nas postagens, ando bastante ocupado com muitos projetos ultimamente. Nos últimos dias recebi alguns comentários sobre o controlador de locomotivas que está no histórico deste blog e pode ser baixado do endereço abaixo:

http://www.4shared.com/file/80470261/897744b8/CtrlLocomotiva.html

Muitos que fizeram o circuito agradeceram pela ideia de fazer um controlador com poucos componentes que realmente funciona!

Algumas pessoas ainda estão com dificuldade na chave H-H.

A chave H-H é uma chave para reverter a tensão da linha, por isso quando usamos a chave H-H, ela reverte a direção do trem. Uma coisa um tanto obvia que muita gente se esquece, é que TODA a corrente que vai para a linha, passará pela chave H, ou seja, verifique se a chave H-H suporta a corrente que será usada na linha. É facil calcular:

Cada locomotiva frateschi consome 250mA a 12V. Isso significa que 4 locomotivas vao consumir 1A (Um ampere). Os dois fios que saem do conjunto do LM317 vao no centro da chave H-H. depois o fio que vai para a linha é ligado nas pontas da chave e invertidas ao chegar ao outro lado. Olhe atentamente ao esquema de ligacao no pdf.

Uma dúvida persistente é sobre o radiador de calor do LM317. O LM317 NECESSITA de um radiador de calor para trabalhar, pois a corrente que passa por ele é alta, pois é a corrente que vai para a linha. Se tivermos 4 locomotivas o LM317 vai dissipar 1A de corrente, ele vai esquentar e parar de trabalhar (pois tem protecao contra superaquecimento) se nao tiver um radiador de calor decente. Voce nao precisa colocar um cooler de CPU, pode retirar de fonte velha de alimentacao que esteja jogada por ai que funciona.

Caso o potenciometro gire ao contrário para acelerar, nao se desespere, basta inverter as ligacoes do potenciometro, em vez de ligar os terminais 3 com 2(o do meio) ligue 1 com o 2. e o potenciometro vai funcionar do lado correto.

Um último conselho: Verifique sempre as ligações conforme o diagrama do pdf. Obtive relatos de pessoas que nao verificaram as ligacoes e tiveram dores de cabeça com o circuito que nao funcionava pq tinha ligacoes nao feitas ou ligadas errada.

Um comentário:

  1. Ola Leandro, estou tentando baixar o manual para fazer a fonte , mas não consigo voce teria como me enviar um outro link, este que estou tentando nunca entra, abraço

    ResponderExcluir